como fazer email marketing
Como fazer email marketing é uma pergunta muito comum atualmente. Isso porque essa estratégia é um dos grandes pilares do marketing de conteúdo.
O email marketing é importante para empresas de todos os tamanhos. Ele cria um canal direto de comunicação entre sua marca e seus clientes em potencial. Dessa forma, trata-se de uma ótima opção no processo de nutrição de leads.
E esse não é o único momento em que o email marketing pode trazer benefícios para sua empresa. Ele também pode ser utilizado para estratégias de remarketing, acompanhamento de pós-venda e até mesmo para ajudar na fidelização dos clientes.
Sabendo que essa é uma ferramenta tão versátil, certamente você deve se perguntar: mas como fazer email marketing?
A verdade é que, apesar de existirem diversos fatores para considerar, não é tão complicado assim. com um bom planejamento e a ferramenta ideal, qualquer empresa pode se beneficiar com o email marketing.
Neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber para fazer esse planejamento de maneira otimizada e não errar.

Como Fazer Email Marketing Passo a Passo

como fazer email marketing passo a passo

Veja como é simples fazer email marketing

Certamente, você já conhece todas as vantagens que investir em email marketing pode trazer para sua marca. Então, deve estar ansioso para começar a aplicar essa estratégia na sua empresa.
Mas como fazer email marketing de maneira otimizada e eficiente?
Com uma plataforma completa e simples de usar, como a ActiveCampaign, não é tão difícil. Você só precisa contar com as informações certas para se planejar.
Por isso, montamos um passo a passo muito simples de seguir. Esse guia vai te ajudar a planejar sua estratégia de email marketing do início ao fim.
Assim, você não esquece de nada e tem a certeza de estar fazendo tudo da melhor maneira possível. Veja só como é simples:

1. Escolha uma ferramenta de email marketing com bons recursos

Antes de mais nada, você precisa saber que o email marketing só é difícil de fazer quando você não conta com uma ferramenta de qualidade.
Sua plataforma de email marketing deve, por exemplo, ser capaz de:

  • Segmentar contatos;
  • Utilizar campos personalizáveis;
  • Permitir fácil edição de templates;
  • Conter opções de automatização.

Além disso, sempre é uma ótima ideia buscar uma opção que ofereça suporte, tanto para questões técnicas quanto sobre a melhor forma de utilizar a ferramenta.
Você encontra tudo isso e muito mais na ActiveCampaign . Trata-se de uma plataforma completa, fácil de usar e integrada com as principais redes sociais, gestores de conteúdo e sistemas de ecommerce do mercado.
E o melhor: nossa equipe está sempre disponível para ajudá-lo a extrair todo o potencial da nossa ferramenta. Comece agora o nosso free trial.

2. Crie uma lista de emails segmentada

Lembre-se da regra de ouro do marketing de conteúdo: o foco das suas ações deve sempre estar no cliente ou cliente em potencial.
Sabendo que seus leads se encontram sempre em momentos diferentes – ou etapas distintas do funil de vendas – é importante que as comunicações enviadas não sejam todas iguais.
O recomendado é que você segmente suas listas, tanto por interesses quanto por momento atual do lead no funil. Sempre tenha em mente que, enquanto alguns leads já estão prontos para a oferta de compra, outros precisam de mais informações primeiro.
Com ActiveCampaign, a segmentação das listas é muito simples.
Além de ser possível criar grupos distintos com os seus contatos, você também tem a opção de programar ações automáticas para cada momento.

Dica especial para quem ainda não tem uma lista de contatos

Construir uma lista de contatos pode ser, em si, um enorme desafio. No marketing digital, esse processo se chama captação de leads. Existem muitas estratégias diferentes que você pode adotar.
Nossa dica é: nunca compre uma lista de contatos pronta. Por mais desafiador que pareça, o ideal sempre é construir seus contatos do zero.
Isso porque listas compradas estão cheias de contatos de baixa qualidade. Aquelas pessoas não demonstraram interesse nos seus serviços e produtos. Além disso, muitos dos emails nessas listas já foram desativados.
Como o envio de comunicações não requisitadas ou autorizadas caracteriza Spam, a maioria das plataformas de disparo sérias não aceitarão listas assim. O uso delas pode até mesmo manchar a imagem da sua empresa.
Para captar leads da maneira correta, você precisa:

  • Atrair o visitante para seu site;
  • Oferecer algo de valor em troca dos dados de contato, como conteúdo relevante e original, cupons ou outras vantagens;

3. Defina o formato da sua campanha de email marketing

Agora você já passou pela preparação inicial necessária e está pronto para aprender como fazer email marketing.
Cada campanha ou ação precisará de um formato específico. Para escolher, você precisa saber qual será o objetivo dos emails enviados. Veja alguns exemplos:

  • Newsletter com os últimos artigos do blog da empresa
  • Newsletter com novos produtos da loja online
  • Email sazonal anunciando uma oferta de Natal
  • Email parabenizando o lead pelo seu aniversário

Note que alguns dos nossos exemplos possuem o objetivo de conversão em vendas (como o email sazonal e a newsletter com lançamentos da loja) e outros têm o objetivo de nutrição.
Com sua meta em mente, é muito fácil decidir qual é o formato ideal para a campanha.

4. Escolha o template do email marketing

Uma vez que o formato foi escolhido, você já deve saber qual será o conteúdo da comunicação enviada. Agora, basta escolher como essas informações serão apresentadas.
Montar um template do zero pode ser complicado, a não ser que você seja um web designer. Por isso, o ideal é contar com uma plataforma que disponibilize opções prontas e um editor visual, para que você possa personalizar tudo que precisa de maneira simples.
Nossas dicas para não errar no template escolhido são:

  • Respeite as cores e identidade visual da sua marca.
  • Não encha o email de informações. Selecione o que é mais importante para criar um template objetivo e limpo.
  • Use a tipografia e cores de fontes a seu favor. É possível destacar informações apenas deixando-as um pouco maiores ou de outra cor.
  • Tenha cuidado com o uso de imagens. Muitas pessoas visualizam os emails através do celular, então é importante que as imagens sejam leves e carregam rápido. Imagens muito grandes também podem distorcer o template, então escolha opções otimizadas para mobile.

5. Analise e crie o conteúdo do email

Essa é a parte mais importante para aprender como fazer email marketing. O conteúdo da mensagem é o que fará leads se tornarem clientes um dia!
Por isso, você precisa caprichar nesse passo. Evite textos grandes demais, em especial sem espaçamento entre os parágrafos. Use frases curtas e objetivas.
Lembre-se: sua meta com o email marketing deve ser fazer com que o lead siga um link. Seja ele para o blog, site, redes sociais ou loja online.
Dessa forma, falar um pouco sobre o conteúdo e criar um CTA (Call to Action, ou Chamada para a Ação) pode ser uma ótima estratégia. Veja esse exemplo:

“Guia completo para balancear a receita na sua empresa. Clique aqui e leia no nosso blog!”

Nesse caso, a ação desejada para o lead é que ele siga o link até a publicação no blog. Então, não faria sentido trazer o guia todo incorporado no email.
Para saber qual é o conteúdo certo para seu email, faça as seguintes perguntas:

  • O que quero que o usuário faça após ler esse email?
  • O que estou divulgando nesse email?
  • Quais são os atrativos ou vantagens que estou oferecendo para meus leads nessa comunicação?
  • Como posso ressaltar essas vantagens para eles de maneira objetiva?

6. Defina suas metas e métricas que serão acompanhadas

Como empreendedor, certamente você já conhece a importância de acompanhar a performance de todos os aspectos da sua empresa. Quando o assunto é como fazer email marketing, isso não é diferente!
Para monitorar os resultados de perto, você precisa definir duas coisas: quais são suas metas com a campanha e como você pode medir a performance das ações.
Ou seja, você precisa definir quais são as métricas mais importantes para medir se seus emails estão atingindo o objetivo da campanha ou não.
Por exemplo, se sua meta é aumentar as vendas na loja online em 10%, uma métrica importante para acompanhar é quantos usuários clicaram nos links dos emails e quantos concretizaram compras.
Já se o objetivo é incentivar o engajamento nas redes sociais, um indicador essencial é quantos leads chegaram aos perfis através do email e quantos deles seguiram a página.

7. Envie suas campanhas com uma periodicidade definida

A frequência de envios é um dos pontos que mais gera dúvidas quando se está aprendendo como fazer email marketing. Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para isso: tudo vai depender dos seus objetivos e do perfil do seu público-alvo.
No entanto, é importante definir uma periodicidade e se ater a ela. Principalmente se você está lidando com formatos de newsletters
Os leads, ou clientes em potencial, esperam receber uma comunicação da empresa de tempos em tempos, uma vez que cadastraram seus dados para contato.
Se você demora muito para enviar emails ou os envia de maneira inconsistente, isso pode passar uma imagem pouco profissional. Lembre-se: seus objetivos devem sempre ser manter sua marca em evidência.
No entanto, muitos emails seguidos podem incomodar os usuários. Isso pode fazer com que eles retirem seus contatos de sua lista ou marquem seus emails como Spam.

8. Faça testes com seu email marketing

Os testes de desempenho são fundamentais para que você possa otimizar cada vez mais suas ações de marketing digital. Em especial as comparações A/B.
Esse teste trata-se de realizar um comparativo de performance entre duas campanhas diferentes ou duas versões diferentes da mesma campanha.
Usando indicadores como taxas de conversão, taxas de cliques e outras métricas importantes para seus objetivos, é possível entender melhor o que dá certo para seu público.
Fazendo testes constantes, cada campanha será mais eficiente do que a anterior!

Como Enviar uma Sequência Automatizada de Email Marketing

Mesmo em empresas pequenas, fazer a gestão das campanhas de email marketing manualmente pode se tornar uma tarefa impossível muito rápido.
Isso porque você precisa considerar:

  • O perfil de cada lead;
  • O momento de cada lead no funil de vendas;
  • Envios em datas especiais, como aniversários e feriados;
  • Envios em resposta a ações, como compras, cadastro no site ou abertura de tickets de suporte;
  • Hábitos de consumo, buscas realizadas e outros detalhes que ajudam na segmentação.

Com tudo isso para considerar, a automatização de marketing acaba sendo fundamental. E automatizar não significa generalizar: as comunicações ainda devem ser específicas e pessoais.
A plataforma da ActiveCampaign possui todas as opções que você precisa para configurar uma sequência automatizada de emails, que engloba todas as etapas do funil de vendas:
Você pode, ainda, selecionar ações específicas como o gatilho para envio de emails. Alguns exemplos são o cadastro no site, buscas por produtos específicos na loja online ou a visita em determinadas páginas.

Comece Agora a Fazer Email Marketing Grátis Com ActiveCampaign

como fazer email marketing comece
O melhor jeito de aprender é na prática! Por isso, disponibilizamos um teste gratuito da nossa ferramenta para você. Você só precisa se cadastrar para ter acesso a todas as funções da ActiveCampaign.
Nossa equipe de suporte também ficará à disposição para tirar suas dúvidas. Assim, você pode garantir que nossa opção atende a todas as necessidades da sua empresa.
A ActiveCampaign é fácil de usar e intuitiva. Veja só:

Como usar ActiveCampaign para suas campanhas de Email Marketing

Começar a criar suas campanhas de Email Marketing com a ActiveCampaign é super simples. Veja nosso passo a passo:

1. Crie uma nova lista

Basta clicar em “adicionar lista”. Na janela que aparecerá, você só precisa inserir um nome para a lista, a URL para qual a li