email marketing

O email marketing é, atualmente, um dos aspectos mais importantes na sua campanha de marketing digital.
Através dessa estratégia, empresas de todos os tamanhos podem criar um canal direto de comunicação com seu público.
E o melhor: com o avanço das ferramentas para email marketing e as inúmeras possibilidades de segmentação e automação, é possível economizar tempo e atender de maneira personalizada.
Ou seja, sua empresa disponibiliza a informação que os seus clientes precisam e querem, no momento certo, de maneira automática.
Pensando nisso, criamos esse guia completo.
Aqui, você encontra tudo sobre como aproveitar todas as vantagens que o email marketing pode oferecer para sua empresa.
Desde os conceitos envolvidos nessa estratégia até um passo a passo para aproveitar ao máximo o potencial deste método com nossa ferramenta de email marketing.
Você vai encontrar tudo o que precisa para começar sua estratégia, ou otimizar um plano que já foi estabelecido no seu negócio.
A seguir, você encontra todos os segredos para uma campanha de email marketing poderosa! Você vai conferir:

    • O Que é Email Marketing?
    • Email Marketing Funciona Para Qualquer Negócio?
    • Vantagens e Benefícios de Fazer Email Marketing
    • Entenda os Principais Tipos de Email Marketing
    • Como Fazer Email Marketing
    • As Principais Métricas de Email Marketing
    • Qual a relevância dessas métricas e o que realmente é importante
    • Como Funciona uma Ferramenta de Email Marketing
  • Conclusão

O Que é Email Marketing?

email marketing o que é?
Email marketing é o uso do email como veículo para o marketing direto. Essa estratégia deve respeitar uma série de normas e procedimentos, normalmente automatizados.
Os objetivos deste processo podem incluir nutrir leads, fazer ofertas e promoções, apresentar novidades para o público através de newsletters ou até mesmo acompanhar a jornada do cliente, com emails de confirmação de compra e cadastro, por exemplo.
Com relatórios e testes, é possível determinar quais estratégias apresentam um desempenho melhor para sua empresa.
E isso não é tudo! O email marketing apresenta inúmeras possibilidades para o seu negócio.
Embora muitas pessoas confundam o email marketing com a automatização de marketing, esses dois conceitos são diferentes.
O email marketing não é, necessariamente, automatizado. No entanto, certamente a automatização torna esse processo mais simples e eficiente.
Como o nome já indica, a técnica de email marketing depende diretamente dos endereços de email.
Sem esse importante dado, não há muito o que ser feito. Isso porque é preciso contar com a habilidade de manter o contato com o lead.
Pensando nisso, a ferramenta da ActiveCampaign, por exemplo, conta com uma base de contatos bastante simplificada.
Nela, você só precisa do endereço de email – e mais nenhuma outra informação – para adicionar um contato.
Com uma lista de contatos pronta, o próximo passo é escolher e preparar o conteúdo que será entregue. Veja alguns exemplos:

    • Newsletters com novidades da empresa e do setor;
    • Promoções e ofertas especiais;
    • Eventos ou divulgação de conteúdos;
    • Respostas automatizadas;
  • Remarketing.

E esses são apenas alguns exemplos. Usado da maneira correta, o email marketing oferece muitas possibilidades e benefícios para sua empresa.

Email Marketing Funciona Para Qualquer Negócio?

Se você procura uma resposta objetiva, ela é: SIM. O email marketing é um estratégia que funciona bem para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena.
Isso porque se trata de uma estratégia altamente personalizável e escalável. Com a ferramenta ideal, é possível especificar todos os detalhes da sua campanha e abranger diferentes públicos e objetivos.
Se você pensa que o email marketing não pode beneficiar seu ecommerce ou pequeno negócio, por exemplo, continue lendo!
Neste guia, vamos mostrar que é mais do que possível: é fundamental para o crescimento da sua empresa!

7 Vantagens e Benefícios de Fazer Email Marketing

vantagens de usar email marketing

Conheça os principais benefícios do email marketing!

Como mencionamos, o email marketing apresenta inúmeras possibilidades! E, claro, pode trazer muitos benefícios para sua empresa.
A lista de vantagens é extensa. No entanto, separamos os 6 benefícios que mais se destacam entre todas elas. Confira:

Aumentar engajamento

O engajamento refere-se à interação que seus leads têm com a empresa. Alguns exemplos são os comentários e compartilhamentos no conteúdo postado em redes sociais.
Aumentar o engajamento, como você pode imaginar, é um passo essencial para conferir autoridade e credibilidade à sua marca.
Além disso, ajuda a divulgar seu conteúdo e, principalmente, indica que seus leads estão prestando atenção na empresa.
O email marketing pode ajudar a aumentar o engajamento nas redes e canais da empresa. Por isso, é sempre importante que os links para esses conteúdos estejam presentes nas mensagens enviadas.
Você pode, também, promover eventos, transmissões ao vivo e enquetes nas redes sociais. Divulgar essas ações através do email marketing potencializa – e muito – a participação!

Converter mais leads

Empreendedores e profissionais de marketing estão sempre com esse objetivo em mente. A conversão de leads é uma das etapas mais significativas das estratégias de marketing, afinal.
E o email marketing pode ajudar muito a conquistar a famosa conversão.
O motivo é que, através de emails periódicos, é muito mais fácil manter a marca em evidência para o lead. Assim, quando este precisa de um serviço que sua empresa oferece, ela é a primeira que vem à mente.
Além disso, através de estratégias de remarketing ou acompanhamento pós-venda, a fidelização e recuperação de leads se faz possível.

Crescer as vendas

Como explicamos no tópico anterior, o email marketing mantém a marca em evidência no dia a dia dos clientes em potencial.
Além de fazer com que eles se lembrem da sua empresa quando precisam de algo, existe outra vantagem. Com newsletters e promoções especiais para sua lista de contatos, é possível conquistar ainda mais vendas!

Agregar valor aos contatos por meio da nutrição

A nutrição de leads é um dos passos mais importantes do seu funil de vendas. Através dela, você transforma assinantes em leads, e leads em clientes.
Através do email marketing, fica mais fácil fazer com que o conteúdo de qualidade que seu time produz alcance seus clientes em potencial.
Isso ajuda a estreitar o relacionamento deles com sua empresa, o que importantíssimo para a fidelização.

Segmentar a lista

O marketing sempre apresenta melhores resultados quando as estratégias utilizadas são pensadas exclusivamente para seu público-alvo. Mas, é claro, seu público também não é todo igual.
É por isso que a segmentação é uma das grandes vantagens do email marketing. Uma ferramenta de email marketing de qualidade é capaz de oferecer diversas opções para segmentar suas listas.  
É possível criar diferentes grupos dentro da sua lista de contatos principal, segmentando seus leads por interesses, perfis e até mesmo interações que tiveram com a empresa e seu site.
Assim, é possível enviar exatamente o conteúdo que cada cliente em potencial precisa, tornando suas comunicações mais relevantes e aumentando suas taxas de conversão e engajamento.

Aumentar o alcance da marca

Você já parou para considerar todas as oportunidades que você teria se as comunicações da sua empresa pudessem atingir mais pessoas? Com o email marketing, expandir seus contatos é muito mais simples!
Isso porque pessoas de todo o Brasil – ou do mundo – podem demonstrar interesse na sua empresa quando ela está online. O email é uma maneira prática, direta e barata de se comunicar com seus clientes em potencial, estejam eles onde estiverem.

Oportunidade de melhorar o branding

É comum pensar que o branding diz respeito apenas ao design. No entanto, existem muito mais coisas envolvidas na criação de uma identidade de marca realmente forte.
Por exemplo, as ações da empresa, o linguajar usado e sua maneira de interagir com o público também fazem parte do branding.
O email marketing ajuda a melhorar o branding, justamente por aproximar a marca dos clientes em potencial. Além disso, a possibilidade de segmentar e personalizar as mensagens também é fundamental.
As comunicações enviadas por email são ótimas oportunidades para reforçar a identidade da marca e criar um relacionamento duradouro com os clientes.

Entenda os Principais Tipos de Email Marketing

tipos de email marketing

Quais são os tipos de email marketing que sua empresa pode usar?

Agora você já sabe: o email marketing é uma das melhores estratégias para nutrir leads e aproximar sua empresa do público.
Então, é hora de conhecer essa ferramenta mais a fundo. Vamos começar falando dos principais tipos de email marketing:

Emails segmentados

Os emails segment