sequencia emails automatizada

Você está usando a melhor estratégia de sequência de emails automatizada?

Ou está perdendo negócios?
Você tem um novo contato. Um novo consumidor. Um novo lead. É nesse momento que alguém está mais interessado em ouvir o que você tem a dizer.
Quando as pessoas querem ter notícias suas.
Uma sequência de emails eficaz é uma tática crucial para o seu negócio. E quando você pode automatizar essa sequência, ela se torna ainda mais eficaz.
Após ser configurada, ela opera – e nutre leads em consumidores – sem qualquer trabalho extra.
Não importa se essa é a sua primeira sequência de emails ou se você aprendeu como montar uma sequência de emails anos atrás: sua sequência de emails precisa ser estratégica. Ela deve ser o resultado de um plano específico, concebido para se atingir um determinado objetivo.
Infelizmente, sequências de emails muitas vezes são criadas casualmente ou aos poucos, para preencher lacunas.
Isso significa que a maioria das sequências não são criadas para atingir objetivos específicos – e de fato, não resultam em nada.

An introduction video to the topic of marketing automation

Também é importante considerar que muita coisa mudou desde a época em que você criou suas primeiras sequências de emails.
Existem novas ferramentas de marketing poderosas por aí. Você sabe mais sobre seus consumidores. Sua linha de produtos mudou, ou você aprendeu mais sobre marketing online eficaz.
Sua sequência de emails precisa ser atualizada. Esse post é sobre como fazer uma sequência de emails matadora – e implementar tudo o que você não fez, mas deveria fazer.

Crie sequências de emails automatizadas agora

Sua sequência de emails está implorando para ser atualizada

Sua sequência de emails automatizada é o trabalhador esquecido do seu marketing online… o que é uma pena, porque ela é uma das ferramentas mais poderosas à sua disposição.
Entra dia, sai dia, sua sequência de emails automatizada traz contatos ao seu site, constrói um relacionamento com eles, cria e nutre leads qualificados, gera conversões, contribui para a satisfação do consumidor e te poupa um tempo imensurável.
A automação é uma das melhores formas de acompanhar consumidores – assim, o esforço para aperfeiçoá-la para todas essas funções definitivamente vale a pena.

Como fazer uma sequência de emails insuperável

A seguir você verá um processo de 7 passos mostrando como fazer uma sequência de emails e produzir uma estratégia única para o seu negócio.
Nós ficamos obcecados com os mínimos detalhes nos nossos sites e podemos passar meses sem nem pensar em nossa sequência de emails automatizada.
Todo o tempo que você gastar nisso vai render dividendos várias vezes, na medida em que cada novo contato passar por sua sequência de emails automatizada.
De fato, você não está gastando tempo – está investindo em uma das atividades mais vantajosas em seu negócio.

1. Comece do zero

sequencia de emails passo 1
Para desenvolver uma estratégia nova e melhorada, esqueça suas sequências de email antigas. Coloque-as de lado em sua mente e comece do zero, com uma perspectiva nova.
Nosso objetivo é renovar “de cima a baixo” sua sequência de emails automatizada. Modificar ou adicionar ao que já existe só vai gerar pequenas melhorias.
Ao invés disso, vamos criar uma coisa inteiramente nova e inspirada para dar um grande salto de desempenho.

2. Selecione seu destino

sequencia de emails passo 2
Vamos desenvolver duas sequências de emails distintas – uma para potenciais clientes e uma para nossos consumidores – porque nosso foco muda depois que eles fazem a primeira compra.
Nesse ponto, nós passamos de ajudar um contato a entender porque ele deve fazer negócio conosco, informando-o e gerando confiança, ao serviço de apoio ao consumidor, encorajando compras múltiplas e obtendo recomendações.
Ao criar essa nova estratégia de sequência de emails, você deve ser guiado por uma imagem nítida da experiência ideal que você quer que cada contato tenha antes e depois de fazer uma compra.
Essa experiência de consumidor “perfeita” não vai acontecer espontaneamente… Nós vamos fazer com que ela aconteça, ao visualizá-la, defini-la e aí trabalhar com esse objetivo.
Assim, imagine a experiência ideal que você quer que cada contato tenha e crie um resumo descrevendo a experiência que você deseja que eles tenham como potenciais clientes e a experiência que você deseja que eles tenham como clientes.
Faça descrições curtas (no máximo 2-3 frases). Pensar em uma experiência multifacetada é bom, mas não exagere. Foque somente em algumas coisas importantes que você deseja que eles obtenham com o seu marketing de sequência de emails.
Você não está fazendo um plano, apenas selecionando um destino, para garantir que vai chegar até onde deseja.
Pense nisso como a missão do seu marketing de sequência de emails automatizada— ela deve ser inspiradora, mas não específica.
Aqui está um exemplo de como a sua pode ficar:
sequencia de emails passo 3

3. Saiba o que você vai fazer pelo caminho

sequencia de emails passo tres
Se o resumo que você acaba de criar é o seu destino, agora vamos selecionar tudo o que você vai fazer pelo caminho.
Passe algum tempo realmente considerando… “Idealmente, o que a sua sequência de emails faria por você?”
sequencia de emails passo passo
É aqui que você seleciona os resultados que serão produzidos pela sua sequência de emails. Assim, dedique tempo a essa fase.
Essas metas não devem ser específicas ou mensuráveis. De fato, é melhor se elas não forem. Estamos apenas criando uma lista de desejos. No próximo passo, vamos focar em como você vai atingir esses objetivos, e aí vamos torná-los específicos e mensuráveis.
Não se preocupe com como você vai cumprir tudo isso, pelo menos não por enquanto. Isso só vai sufocar sua criatividade e reduzir sua ambição desnecessariamente. Ao invés disso, foque no que você gostaria de fazer, sem se limitar ao que é possível ou realista.
Na medida em que você tiver ideias, anote-as em uma grande lista desorganizada. Quanto mais ambiciosa for a lista, melhor… ultrapasse os limites do possível para criar uma sequência de emails automatizada que faz de tudo para você e seus contatos.
Quando sua lista estiver concluída, vamos organizá-la um pouco.
Divida suas metas entre pré-venda (potenciais clientes) e pós-venda (clientes). Depois, organize-as o máximo possível em ordem cronológica (provavelmente será impossível fazer isso perfeitamente).
Sua lista vai ficar mais ou menos assim (mas muito mais longa):
sequencia de emails passo tres
Quando sentir que você terminou esse passo, compare suas metas à experiência que você definiu. Há metas suficientes centradas no consumidor e criando uma boa experiência para ele?
Se você sentir que suas metas refletem as necessidades do seu negócio e dos seus contatos, você está pronto para seguir para o próximo passo…

4. Chegar lá “via…”

sequencia de emails passo 4
Agora que você sabe o que quer fazer, é hora de se aproximar da execução. Conecte métodos a cada meta ao completar uma frase:
sequencia de emails passo 4
Dedique muito esforço à imaginar todas as formas pelas quais você poderia cumprir essas metas. Mais uma vez, não se limite ao que você considera possível, porque você vai se isolar desnecessariamente de algumas das suas melhores ideias. Simplesmente anote cada ideia que você tiver para cumprir um objetivo.
Não pare ao conseguir 3-5 ideias, continue se esforçando. Suas cinco primeiras ideias serão muito seguras, e provavelmente serão coisas que você já estava considerando, de qualquer forma.
Não pare por aí. Esforce-se muito além desse ponto. Suas melhores ideias poderão ser a 17ª e a 31ª, mas se você parar na 5ª, nunca vai descobrir. compartilhe em um tweet
Se você fizer isso corretamente, esse passo vai gerar algumas das melhores ideias para aumentar seu negócio que você teve em muito tempo. Circule, marque com uma estrela ou sublinhe as ideias mais genais que você tiver.
Mesmo depois de separar o joio do trigo, temos uma lista de ideias intimidante e desorganizada, que não é muito útil. Assim, é hora de…

5. Mapeie

sequencia de emails passo 5
Quando se trata de traçar a sequência de emails exata, papel e caneta podem ser a melhor forma de preparar os primeiros rascunhos. Prepare bastante papel.
Vai haver inícios frustrados, setas que não vão a lugar nenhum, rabiscos e rasuras.
É isso que você quer.
Se esse processo for fácil e você não ficar confuso sobre como tudo isso vai funcionar, talvez você precise voltar e começar os passos novamente, porque você provavelmente não foi ambicioso o suficiente.
Esse processo deve ser como fazer um quebra-cabeças — você tem as peças e agora está tentando descobrir como elas se encaixam para guiar potenciais consumidores através das fases do ciclo de compra e solidificar seu relacionamento com seus consumidores.
E tudo isso enquanto cuida das necessidades deles e os mantém interessados.
Não fique preso aos detalhes de como montar uma sequência de emails – você pode se preocupar com as configurações necessárias para a lógica ou as linhas de assunto dos seus emails mais tarde. Simplesmente escreva o processo geral e registre a ordem básica dos eventos.
Faça algumas notas caso você tenha algum insight, mas você pode preencher a maior parte dos pormenores mais tarde… por enquanto, o foco ainda é o panorama geral.
Quando for a hora de fazer ajustes à sequência de emails matadora que está surgindo aqui, experimente nosso criador de automação. Se você já o utilizou, sabe que ele é uma ferramenta surpreendentemente poderosa e fácil de usar – criar uma sequência de automação de marketing é tão simples quanto criar um fluxograma.

Experimente o ActiveCampaign Grátis

Mesmo que você esteja utilizando outro serviço de automação de marketing nesse momento, você pode se cadastrar para a demonstração gratuita e utilizar nosso criador de automação para mapear sua sequência de emails.
As metas da sua sequência vão variar dependendo do seu modelo de negócios, mas, em termos gerais, assegure-se de que seu marketing de follow up entregue conteúdo que:

  • Te posiciona como o “melhor do nicho”
  • Te diferencia da concorrência
  • Comunica o valor que você fornece
  • Estabelece confiança e cultiva um relacionamento
  • Entrega o máximo de valor possível
  • Educa seu potencial consumidor com dados de que ele precisa para tomar uma decisão informada na hora de comprar

Você deve distribuir essas mensagens ao longo de suas sequências de email automatizada.
Infelizmente, seu potencial cliente não está prestando atenção a tudo o que você diz. Assim, talvez você precise ser um pouco repetitivo para garantir que ele escute suas mensagens de marketing principais.
Não tenha medo de repetir pontos importantes pa