nutricao de leads
A nutrição de leads é fundamental para qualquer estratégia de marketing de conteúdo.
Afinal, apenas conseguir contatos não é o suficiente: você precisa conseguir transformá-los em clientes fiéis!
É claro, isso pode ser um grande desafio.
Mas, desenvolvendo uma estratégia de nutrição de leads sólida e contando com as ferramentas certas, sua empresa pode, sim, turbinar as taxas de conversão.
Atualmente, o consumidor espera um atendimento personalizado, e um canal próximo de comunicação com as empresas que escolhe. Por isso, campanhas de marketing genéricas já não geram resultados tão bons.
A nutrição de leads consiste em entregar comunicações na hora certa, para as pessoas certas. Assim, de maneira personalizada e automatizada, é que sua empresa poderá conquistar os melhores resultados!
Quer saber tudo sobre nutrição de leads? É só continuar lendo esse artigo! Aqui você confere:

    • O Que é Nutrição de Leads?
    • Qual a Importância de Fazer Nutrição de Leads – 5 Vantagens
    • Como Fazer Nutrição de Leads: Boas Práticas
    • Exemplos de Geração e Nutrição de Leads
      • Evite Esses Erros ao Nutrir Seus Leads
    • Conclusão

O Que é Nutrição de Leads?

o que e nutricao de leads

A nutrição de leads é uma das etapas do inbound marketing. Muitos especialistas consideram ela como o principal pilar para boas conversões de vendas.
Essa é uma estratégia de acompanhamento dos clientes em potencial e tem início assim que sua empresa tem o primeiro contato com um lead.
Normalmente, a nutrição de leads consiste do envio automatizado de emails ou outras comunicações.
Isso é feito de maneira segmentada e estratégica, de maneira que o conteúdo apresentado seja relevante para o lead e o ajude a progredir na jornada de compra.
O conteúdo enviado deve respeitar, por exemplo, o perfil do lead e sua posição atual no funil de vendas.
Todos os clientes em potencial que forneceram um email para contato com sua empresa estão interessados nos seus serviços ou produtos. No entanto, nem todos estão prontos para realizar a compra.
É neste ponto que a nutrição de leads poderá ajudar. 

Qual a Importância de Fazer Nutrição de Leads – 5 Vantagens

Como explicamos, a nutrição de leads é um dos pontos mais essenciais na sua estratégia de inbound marketing.
Uma pesquisa recente da MarketingSherpa aponta a falta de nutrição de leads estratégica como a principal responsável por um baixo desempenho nas taxas de conversão.
Isso significa que não adianta ter uma geração de leads eficiente se sua empresa não dá continuidade a esse processo com a nutrição de leads.
É através dela que você consegue gerar mais credibilidade para a marca, estreitar o relacionamento com os seus clientes e melhorar seus resultados.
Confira a seguir as 5 principais vantagens de contar com uma estratégia eficiente de nutrição de leads:

Ajuda a aumentar a conversão de leads em clientes, reduzindo o ciclo de compras

A nutrição de leads é, comprovadamente, uma das formas mais eficientes de guiar os clientes em potencial através do funil de vendas.
Isso porque, com uma estratégia bem estruturada, sua empresa disponibiliza a informação que o lead precisa, sempre no melhor momento possível.
Levar conteúdo até o seu lead ao invés de esperar que ele o procure reduz o ciclo de compras. Seja oferecendo ofertas com base nos interesses demonstrados, disponibilizando informações relevantes e soluções inteligentes ou tirando dúvidas.

A automatização simplifica o processo e economiza tempo

Uma das principais características de um processo de nutrição de leads realmente eficiente é a automatização.
Com uma ferramenta completa, como a ActiveCampaign, é possível programar ações específicas para cada etapa do funil de vendas. Tudo isso levando em consideração segmentação, qualificação do lead e muitas outras variáveis.
Dessa maneira, sua equipe não precisa desperdiçar tempo com tarefas repetitivas, ficando livre para se dedicar ao que realmente precisa de atenção.
Além disso, a automação também reduz a possibilidade de erros.

Melhora a imagem da marca

Não há nada mais importante para sua empresa do que a imagem da marca. Hoje, o consumidor busca atendimento personalizado e atencioso. Além disso, não fecha negócio com empresas que não demonstram interesse em solucionar seus problemas.
Durante a nutrição de leads, sua empresa não está apenas “fazendo propaganda”. Está oferecendo conteúdo gratuito e de qualidade para os leads.
Além de ajudá-los, esse tipo de conteúdo também confere autoridade à marca. Afinal, sua empresa merece ser vista como referência na área que atua!

Gera mais engajamento

Receber comunicações de uma empresa certamente pode incentivar o engajamento. E isso não é verdade apenas durante o processo de nutrição de leads.
Pedir feedback, divulgar conteúdos interessantes ou até mesmo realizar enquetes pode ser um jeito muito eficiente de fazer com que seus clientes em potencial interajam mais com a marca.
Mas, para isso, essas comunicações precisam chegar a eles no momento mais adequado.

Proporciona análise de dados para otimização de resultados

Como empreendedor, você certamente sabe a importância de acompanhar métricas para fazer sua empresa crescer.
A nutrição de leads, quando realizada com uma ferramenta para automação de marketing completa, é capaz de fornecer dados importantíssimos para esse processo.
Através da análise dessas informações, normalmente disponíveis em tempo real, é possível identificar problemas e aplicar soluções de maneira dinâmica.
Ou seja, a repercussão de possíveis erros é minimizada, e é possível corrigir os problemas rapidamente para as comunicações futuras.
Tudo isso significa que você conta com melhores resultados e um processo muito mais eficiente.

Como Fazer Nutrição de Leads: Boas Práticas

como fazer nutricao de leads

Agora você já sabe o quão importante é cuidar bem das estratégias de nutrição de leads na sua empresa!
Então, é hora de revisar quais são as boas práticas em relação a isso, e como você pode otimizar esse processo na sua empresa.
Sempre é bom ressaltar: não existe fórmula mágica para fazer uma nutrição de leads eficiente. Cada empresa é diferente, por isso, é fundamental considerar as necessidades do seu negócio ao realizar esse planejamento.
Dito isso, a seguir você encontra dicas que podem ser aplicadas a todas as situações e certamente vão ajudar você nesse processo. Confira:

1. Planeje como será a nutrição

Antes de começar a aplicar a estratégia de nutrição de leads, é necessário planejar ações para cada etapa da jornada de compras.
Quanto mais detalhado seu plano, mais eficiente será o processo de automatização. Por isso, defina ações específicas para:

    • Buscas e visitas em páginas específicas do site;
    • Interesses e perfis de leads;
    • Etapa atual no funil de vendas;

Esses são apenas alguns exemplos. O planejamento é a fase mais importante desse processo, e deve ser feito com cuidado!

Como planejar a nutrição de leads?

Para ter certeza que você não esqueceu de nenhum detalhe no seu planejamento, uma ótima dica é seguir um modelo. Pensando nisso, criamos uma checklist para ajudar. Confira:

  • Quais são as informações sobre o lead que você precisa?
    Contar apenas com o nome e o email dos seus contatos é um bom começo, mas para criar estratégias realmente eficientes, você vai precisar de mais dados. Alguns exemplos são: idade, gênero, interesses e ocupação.
  • Quais são os tipos de conteúdos na sua estratégia?
    Agora que você já conhece melhor seus leads, pode se perguntar quais tipos de conteúdos seriam mais interessantes para eles. Você pode usar artigos, vídeos, emails e muito mais!
  • Como será feita a segmentação da lista de contatos?
    Como você pode perceber nesse estágio, você terá leads com interesses distintos na sua lista. Para otimizar o desempenho das campanhas, é importante segmentar o conteúdo. Assim, ele é sempre relevante para seus clientes em potencial.
  • Quais serão os intervalos nas comunicações?
    É importante definir a periodicidade das suas comunicações. Muitas vezes, ela poderá ser diferente dependendo dos interesses e perfis dos seus contatos. Por isso, segmentar é tão importante.
  • Como vou implementar minha estratégia?
    Para começar a nutrir seus leads, você precisará da ferramenta ideal. Além disso, é importante planejar quais serão as alterações no fluxo de trabalho da sua equipe.

 

2. Defina o público-alvo

A segmentação de público também é um ponto importantíssimo. Afinal, seus clientes não são todos iguais. Suas mensagens para eles, da mesma forma, não devem ser generalizadas.
Definir o público-alvo também é importante para definir o tom e temáticas nas suas comunicações. Você precisa conhecer seus clientes bem. Dessa maneira, é mais fácil identificar quais são seus desafios e o que eles esperam da sua empresa.

3. Você já tem a lista de leads? Caso não tenha, construa uma!

Construir uma lista de contatos pode ser um desafio. No entanto, é importante que sua empresa conte com leads gerados por ela mesma.
Oferecer conteúdos gratuitos ou vanta