Dicas para impulsionar a taxa de conversão da sua landing page
Criar uma landing page com uma taxa de conversão alta – ou seja, uma landing page que transforma visitantes em leads ou consumidores na maioria dos casos – pode ser uma tarefa difícil.
Em um mundo de cliques, toques e distrações digitais, temos somente alguns segundos para deixar uma grande impressão. 
Apesar de não existir um guia prático definitivo para a criação de uma landing page perfeita, nesse artigo eu destaquei seis dicas que vão te colocar no caminho certo para o sucesso.

1.) Faça seu Título Brilhar

Comece com um título poderoso. Os melhores títulos geralmente são curtos. De fato, como diz o pessoal do Kissmetrics, “há somente 6 e 12 palavras entre você e uma taxa de cliques mais alta, uma taxa de conclusão de tarefa mais alta, e até uma taxa de conversão mais alta”.
Assim, ao escrever o seu título, lembre-se de informar ao visitante imediatamente o que ele pode esperar da página, seja isso um download, um produto ou um serviço.
Títulos podem ser sofisticados ou atrevidos, desde que sejam curtos, descritivos e não exagerados. Aqui estão alguns exemplos de títulos que usam essa fórmula:

    • Veja Minha Lista: Ferramentas Gratuitas que Uso Para Gerar Renda Passiva
    • Como Aumentar seu Tráfego SEO 10 Vezes
    • Será que é hora de um Rebranding?
      • 101 Dicas para o Instagram
    • Dicas de Networking Para Quem Detesta Pessoas

Um título excelente deve atrair a atenção do visitante e oferecer uma promessa ou valor imediatos.

2.) Não se Esqueça do Subtítulo

Se o título é a abertura, o subtítulo é o encerramento. Essa é a sua chance de contar ao visitante um pouco mais sobre o que você está oferecendo.
Aqui estão os cinco títulos que eu compartilhei acima, com a adição de subtítulos apropriados:

Veja Minha Lista: Ferramentas Gratuitas que Uso Para Gerar Renda Passiva
Baixe a lista essencial de ferramentas que eu usei para nutrir e aumentar meu negócio de renda recorrente.
Como Aumentar Seu Tráfego SEO 10 Vezes
Descubra as TRÊS COISAS que você pode fazer hoje mesmo para melhorar seus rankings de SEO.
Será que é hora de um Rebranding?
Faça nosso teste para descobrir se sua marca precisa de uma renovação, um rebranding ou um relançamento.
101 Dicas para o Instagram
Preso no inferno das mídias sociais? Baixe essas dicas e assuma o controle hoje mesmo.
Dicas de Networking para Quem Detesta Pessoas
O curso gratuito para os mais introvertidos.

O subtítulo, apesar de curto, oferece uma visão mais descritiva do que você está oferecendo.

3.) Transmita Emoção Através de Imagens

Oferecer uma imagem do seu produto ou serviço é praticamente uma exigência para a maioria das landing pages hoje em dia. Veja por quê: segundo uma pesquisa conduzida pela 3M, o cérebro processa imagens quase 60.000 vezes mais rápido do que texto.
Se você está oferecendo um download digital, crie um modelo para aparecer na landing page.
Se você quiser que as pessoas se cadastrem para um webinário ou aula, gere e adicione uma imagem de captura de tela do webinário.
Se você está vendendo um serviço, assegure-se de que as imagens são relevantes, profissionais e livres de direitos autorais. Sites de fotografia como o Pexels e o Unsplash podem ser recursos úteis.

4.) Responda às Perguntas Não Respondidas

O texto da sua landing page deve se dirigir à psicopatia das decisões de compra: por que as pessoas compram, não só o que elas compram. 
Vejamos como exemplo uma seção de uma landing page típica do ActiveCampaign. Essa landing page específica fala sobre como tomar decisões baseadas em dados:
ActiveCampaign landing page example
As funções e benefícios aparecem em posição de destaque. Essa seção lista 3 coisas a se esperar do produto – o que define as expectativas do visitante – e responde à pergunta “o que eu ganho com isso?”
Antecipe as perguntas do seu visitante ao adicionar texto à sua landing page, e deixe que essas questões sejam o seu guia.

5.) Destaque e Repita Seu Call to Action

Sejamos sinceros: se um visitante não conseguir encontrar ou identificar onde clicar a seguir, todas essas dicas serão inúteis. Seu call to action precisa se destacar ao longo da página. Aqui estão três formas de fazer isso:

Use uma cor contrastante para o botão – Existe um bom motivo para a Amazon usar o amarelo para seus botões principais. Isso faz com que eles se destaquem entre outros elementos na página.
Use palavras de ação – Essa não é a hora de ser passivo. Use frases como “Marque Sua Consulta Gratuita Agora” ou “Acesse a Biblioteca de Recursos” para provocar a ação do visitante. Fique longe de palavras isoladas entediantes como “Enviar” ou “Baixar”.
Personalize quando possível – A pergunta “o que eu ganho com isso?” é poderosa vinda do visitante de um site, e utilizar pronomes pessoais pode ajudá-lo a agir.  “Baixe Já Meu Relatório” e “Envie-me a Lista” são apenas alguns exemplos de personalização.

6.) Teste Tudo

Uma coisa que especialistas em otimização de conversão e em crescimento compartilham é uma grande valorização dos testes. Afinal, essa é a melhor forma de saber o que está funcionando e o que precisa ser consertado.
Nas landing pages que construímos, nós testamos tudo: títulos, imagens, modelos de relatórios e mais. Há um número infinito de coisas que podem ser testadas.
É só através de testes que podemos obter dados chave para utilizar em melhorias no futuro. E, felizmente, a maioria dos criadores de landing page– como o Unbounce– oferece uma forma fácil de criar testes e analisar os resultados deles.
É só lembrar de utilizar métodos de teste estatisticamente significativos, para que você possa confiar em seus resultados. E ter também um processo estabelecido – como faz Sean Ellis’ ICE Framework– para te ajudar a priorizar que testes fazer a seguir.
Com tempo, orçamentos e tráfego limitado, é importante testar as coisas que têm a maior probabilidade de gerar um grande impacto primeiro.

Preparar, Apontar, Partir!

Obviamente, a otimização de landing page envolve muito mais do que eu mencionei acima. Mas essas seis dicas vão te ajudar a começar bem, para que você possa criar landing pages dinâmicas com oportunidades para taxas de conversão mais altas.


Nicholas é um Consultor Certificado ActiveCampaign e fundador do Earnworthy. A consultoria dele se especializa em ajudar negócios a transformar mais visitantes de seus sites em consumidores, através de serviços de design de landing page, testes AB e otimização de conversão. Nicholas é também o anfitrião do Growth Marketing Toolbox, um podcast semanal explorando as melhores ferramentas e tecnologias do marketing de crescimento.