CRM Automação: mais leads e vendas
Entenda como CRM e Automação podem trabalhar juntos pela sua empresa.

CRM e Automação são dois termos que andam sempre de mãos dadas. Afinal, a eficiência das suas estratégias de automação de marketing dependem diretamente do CRM.

Contar com uma plataforma que integre seus dados de CRM com suas opções de automação, portanto, é mais do que fundamental.

Mas esse não é o único passo para fazer com que esses dois recursos funcionem em harmonia.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre como usar o CRM e Automação para não perder mais nenhuma venda! A seguir, você confere:

  • O Que é um Software de CRM (Costumer Relationship Management)?
  • O Que é um Software de Automação de Marketing?
  • Descubra Quando Você Precisa de CRM e Automação de Marketing
  • Como o CRM e a Automação Trabalham Juntos
  • Como Usar o CRM da ActiveCampaign Para Fazer Automação de Marketing e Vendas
  • Conclusão

O Que é um Software de CRM (Customer Relationship Management)?   

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

É importante fazer a distinção entre o CRM e o software de CRM. O primeiro é um conjunto de estratégias de gestão com foco no cliente. Já o segundo, é uma ferramenta projetada para auxiliar sua empresa com a implementação dessas estratégias.

Um software de CRM, então, é um programa com funcionalidades que visam facilitar o uso de estratégias de gestão com foco no cliente.

Uma ferramenta de CRM é responsável pela coleta, armazenamento e análise de informações importantes sobre seus clientes em potencial.

Esses dados podem ser utilizados para traçar perfis, realizar segmentações ou até mesmo saber quando um contato está pronto para receber uma proposta do seu time de vendas.

Como você já pode imaginar, essas são informações valiosas quando você está planejando e implementando automações de marketing e vendas na sua empresa.

Muito Mais Que Uma Lista de Contatos

Quando falamos sobre um sistema completo de CRM, é interessante ressaltar que isso se trata de muito mais que uma lista de contatos ou clientes em potencial.

É claro, essa lista é uma parte do CRM. No entanto, uma boa estratégia engloba também outras informações. Por exemplo:

  • Histórico de interações do contato com sua empresa;
  • Buscas realizadas no ecommerce e visitas a páginas específicas do site ou blog;
  • Regras de atribuição automática de pontos para lead scoring;
  • Perfil com base em interesses, dados demográficos e outros;

Com um sistema de CRM detalhado, sua empresa conta com muito mais possibilidades de segmentação dos leads. Ou seja, é possível criar uma estratégia de marketing e vendas mais focada e específica.  

Acompanhe Tudo Que Acontece com sua Força de Vendas

Como empreendedor, você certamente conhece a importância de acompanhar e monitorar os resultados na sua empresa. Com o seu time de vendas, isso não é diferente.

Um software de CRM, além de oferecer muito mais opções para o planejamento e implementação das suas estratégias, também tem outra vantagem. É muito mais fácil acompanhar tudo que acontece com seus negócios, de apenas um lugar.

O CRM centraliza as informações em uma plataforma e as mantém atualizadas em tempo real.

Por exemplo, com a plataforma da ActiveCampaign, você pode acompanhar todos os seus negócios — possíveis, em andamento ou concluídos — com uma interface simples. Veja só:

CRM Automação para novos negocios
Gestor de negócios da ActiveCampaign.

E o melhor: é possível acessar todas as funcionalidades direto do seu celular!

CRM Automação pelo telefone
Tarefas atreladas a negócios no aplicativo da ActiveCampaign.

Você ainda pode usar esse recurso para enviar mensagens diretamente para os clientes e checar o histórico de comunicações anteriores.

O sistema ainda possibilita a criação de alertas para avisar seu time de vendas sobre o momento certo para fazer uma proposta.

Experimente esse recurso gratuitamente: comece agora seu free trial.

O Que é um Software de Automação de Marketing?

o que é CRM e Automação de marketing
Entenda o que um software de automação de marketing faz.

Você já parou para analisar quantas das tarefas relacionadas ao marketing na sua empresa são repetitivas e poderiam ser automatizadas?

A automação de marketing pode ser uma poderosa aliada no crescimento da sua empresa!

Um software de automação de marketing pode fazer muito por você e pela sua equipe. Veja algumas vantagens:

  • Padronização das ações de marketing, garantindo a qualidade e personalização de cada comunicação e reduzindo a possibilidade de erros;
  • Menos tarefas repetitivas precisam ser realizadas pela equipe, liberando tempo para que se dediquem à tarefas criativas e de planejamento estratégico;
  • Redução de custos e gestão mais eficiente dos recursos disponíveis;
  • Menos negócios perdidos devido a erros de timing ou tom das comunicações.

E esses são apenas alguns exemplos!

Liberte-se de Tarefas Repetitivas

Um software de automação de marketing completo oferece inúmeras opções para garantir que sua equipe não desperdice tempo com tarefas repetitivas.

Mesmo nas menores empresas, o marketing digital sem automação se torna inviável muito rápido. Isso porque, além de um planejamento cuidadoso, ele também envolve um grande volume de comunicações individuais.

Por exemplo: como você deve saber, é importante enviar um email de confirmação para usuários que se cadastram em uma lista de contatos ou no seu ecommerce.

Imagine precisar fazer o envio de cada uma dessas mensagens sem a ajuda de uma ferramenta?

Isso significaria que um membro da sua equipe precisaria monitorar as inscrições e enviar uma mensagem manualmente. Só esse tipo de ação ocuparia, provavelmente, a maior parcela de um dia de trabalho.

Agora, considere que também é necessário enviar newsletters, descadastrar usuários que não desejam mais receber comunicações, manter clientes atualizados sobre o status de seus pedidos…

Você já pode imaginar: é impossível fazer isso de maneira eficiente sem um software de automação.

Integração de CRM com Outros Apps e Serviços

Uma das principais características de uma ótima ferramenta de automação de marketing é a integração com outros serviços.

Afinal, as tarefas que sua empresa precisa automatizar não acontecem em uma esfera isolada.

Hoje, é comum que todos os canais da sua empresa atuem como um ecossistema. Então, sua ferramenta de automação de marketing precisa acompanhar essa tendência.

Por exemplo, imagine as seguintes estratégias de automação, lead scoring e segmentação:

  • Toda vez que um contato faz um download no site, 5 pontos são adicionados no lead scoring;
  • O usuário deve receber um email de remarketing sempre que adicionar um produto no carrinho, mas não finalizar sua compra.  
  • Usuários que visitaram a página com os diferentes planos e preços dos serviços oferecidos pela empresa devem ser identificados com a tag “interessado nos serviços” e receberão comunicações voltadas para o meio e fundo do funil de vendas;
  • Clientes que autorizaram o envio devem receber um SMS quando a data de renovação do plano se aproximar.

Essas são algumas regras simples. No entanto, para que todas essas tarefas sejam realizadas, sua plataforma de automação precisa se comunicar:

  • Com sua base de clientes e seu sistema de CRM;
  • Com seu site, blog ou gestor de conteúdo (como wordpress);
  • Com sua plataforma de ecommerce;
  • Com suas listas de contatos;
  • Com seu sistema de lead scoring;
  • Com seu funil de vendas.

Ou seja: sem uma ferramenta que possibilite interações eficientes, é muito difícil criar uma estratégia global e realmente eficiente de automação de marketing.

Seu Time Mais Motivado Para Vender

Não é preciso entender muito sobre recursos humanos para saber que equipes que precisam realizar tarefas repetitivas com frequência perdem a motivação com rapidez.

Certamente, sua equipe de marketing e vendas está repleta de indivíduos talentosos e criativos.

É uma pena desperdiçar essas capacidades com tarefas que poderiam ser realizadas por um software.

Quando você implementa a automação de marketing, sua equipe pode usar seus talentos onde são realmente necessários: na criação e planejamento estratégico, ou na interação pessoal com os clientes.

Descubra Quando Você Precisa de CRM e Automação de Marketing

É comum ouvir o questionamento: mas quando minha empresa precisa de um CRM ou de automação de marketing?

A verdade é que mesmo as menores empresas podem se beneficiar muito dessas duas estratégias.

E o melhor: esses não são recursos tão custosos assim. Com a ferramenta certa, é possível introduzir esses conceitos na sua empresa sem estourar o orçamento.

Se você já está implementando estratégias de marketing de conteúdo, o próximo passo é investir em um bom sistema de CRM e Automação de Marketing para sua empresa.   

Como o CRM e a Automação Trabalham Juntos

Agora você já sabe o que é um software de CRM e como a automação de marketing pode oferecer inúmeros benefícios para sua empresa.

Mas também é importante entender como esses dois recursos trabalham juntos para atingir resultados impressionantes.

O CRM torna a automação de marketing muito mais eficiente. Isso porque fornece dados importantes, que ajudam a manter as comunicações da sua empresa personalizadas e pessoais.

Hoje, o consumidor procura empresas que o atendam de maneira atenciosa e procurem oferecer soluções personalizadas para seus desafios. O seu marketing, mesmo quando automatizado, precisa seguir essa tendência para ser eficaz.

É aí que entra o CRM. Ele tornará disponíveis para você e seu time todas as informações necessárias para aproveitar o potencial da automação ao máximo.

Automação de um funil de vendas com CRM

Um ótimo exemplo de uso do sistema de CRM na automação de marketing é a automação do funil de vendas. Como você certamente já sabe, as etapas do funil ajudam a determinar qual o tipo de comunicação adequada para cada lead.

Essa segmentação permite que sua equipe de vendas aborde os contatos que já estão prontos para receber propostas.

Enquanto isso, os outros leads são nutridos com o envio de newsletters e outras comunicações.

Na plataforma da ActiveCampaign, é possível criar ações de marketing atreladas a cada etapa do funil. Isso significa que todo o processo — da geração de leads até a conversão — pode ser automatizado.