automação de marketing para corretores de imoveis
Little boxes on the hillside,
Little boxes made of ticky tacky, 1
Little boxes on the hillside,
Little boxes all the same.
There’s a green one and a pink one
And a blue one and a yellow one,
And they’re all made out of ticky

tacky
And they all look just the same.
Malvina Reynold
“Pequenas caixas na encosta,
Pequenas caixas feitas de material
barato,
Pequenas caixas na encosta,
Pequenas caixas, todas iguais.
Há uma verde e uma rosa,
E uma azul e uma amarela,
E elas são todas feitas de material
barato,
E todas elas são iguais.”

Malvina Reynolds escreveu “Little Boxesenquanto dirigia através de Daly City. Ela sentiu-se inspirada de repente, e pediu que seu marido assumisse o volante: ela sentia uma música chegando.

Little Boxes se tornou popular com a série Weeds, do Showtime. E embora a Malvina tenha escrito uma música verdadeiramente memorável, um profissional da área imobiliária não gostaria que todas as suas propriedades fossem todas iguais.

Toda casa ou terreno oferece algo único. Seja isso um lote de esquina, uma vista variada, vizinhos especiais ou até mesmo o quão próxima ela é da estrada.

No entanto, cada pessoa tem uma preferência única, e uma lista de características essenciais quando o assunto é comprar uma casa.

Então, como ressaltar essas diferenças, garantindo que o comprador certo acabe na casa ideal?

E ainda, como um agente imobiliário, como gerir melhor seu tempo e relacionamento com os clientes?

A resposta para ambas essas perguntas é automação de marketing para corretor de imóveis.  

Implementar automações exigirá planejamento e estratégias bastante específicas, com foco na satisfação do cliente. É aí que entra também o CRM, ou gestão de relacionamento com o cliente.

A seguir, você aprenderá tudo sobre como usar a automação de marketing no mercado imobiliário. Você confere:

  • Como Usar Automação de Marketing Para Não Ser a Mesma Caixinha na Encosta
  • Mesmo Assim, Como a Automação de Marketing Ajuda o Corretor de Imóveis a Vender Propriedades?
  • Como Automatizar Ações de Marketing Digital no Mercado Imobiliário – Exemplos
  • Conclusão: A Automação de Marketing é Apenas uma Ferramenta para Ajudá-lo a Crescer Como Corretor de Imóveis

Como Usar a Automação de Marketing para não ser a Mesma Caixinha na Encosta

A automação de marketing para corretores de imóveis permite identificar os interesses dos seus clientes de maneira muito mais eficiente.

Além disso, você não perde tempo com as tarefas repetitivas do dia a dia de um agente imobiliário.

O resultado é o uso mais eficiente do seu tempo. Você pode usar seus talentos onde são realmente necessários: desenvolvendo relacionamentos de qualidade com seus clientes.

Como você certamente já notou, o tema aqui é tempo. Tempo é, infelizmente, um recurso escasso.

A automação de marketing para corretores de imóveis ajuda você a economizar esse recurso. Isso oferece maior liberdade para definir quais tarefas realmente precisam da sua atenção.

Mas você sabe o que, exatamente, é automação de marketing? Trata-se de um conjunto de estratégias que aproveitam a tecnologia para executar suas ações de marketing de maneira contínua, sem que você precise administrar cada pequena tarefa.

Em essência, estamos falando de utilizar a tecnologia para otimizar a sua performance, de forma a fazer seu negócio imobiliário crescer cada vez mais. Imagine que a automação é como se você tivesse 200 mãos ao invés de 2.

Entenda melhor como a automação de marketing pode ajudar seu negócio a crescer:

  1. Encontre e conquiste os clientes ideais. A automação de marketing ajuda a fazer com que estranhos se tornem clientes interessados.
  2. Engajamento de clientes atuais ou em potencial. Maior potencial de fidelização dos clientes com engajamento. Além disso, os processos também ajudam a melhorar o upsell..
  3. Feche negócios com mais eficiência. A automação pode ajudar a identificar o momento ideal para fazer uma proposta, aumentando as chances de vendas.
  4. Conquiste reviews e indicações. Indicações são um recurso de imenso valor, em especial no mercado imobiliário. A automação possibilita solicitar que os clientes satisfeitos deixem sua opinião sobre os serviços.

Mesmo Assim, Como a Automação de Marketing Ajuda o Corretor de Imóveis a Vender Propriedades?

automação de marketing ajuda corretores de imoveis a vender
Entenda o que a automação de marketing pode fazer por você.

A automação de marketing para corretores de imóveis trata-se de um recurso facilitador.

Da mesma forma que os colaboradores em uma empresa possibilitam os processos de marketing e vendas, uma automação também pode fazer isso. A diferença é que você usará tecnologia ao invés de uma equipe de pessoas.

Vamos começar com a primeira etapa, “encontrar e conquistar os clientes ideais”. Esse processo também é chamado de geração de leads.

Com um pipeline de vendas, é possível automatizar processos como esses.

É claro, você precisará das ferramentas ideais para o trabalho. Com a ajuda de uma plataforma completa, como ActiveCampaign, é possível fazer mais do que capturar leads para corretores de imoveis automaticamente.

Você pode, por exemplo, automatizar a criação de um negócio e programar alertas para o momento certo de fazer uma proposta.

Isso significa que, através de dados coletados automaticamente, o sistema é capaz de identificar onde o lead se encontra no funil de vendas e avisar o melhor momento para fazer a venda.

Se você conta com uma equipe de vendas, eles também podem ser notificados.

Esse é um recurso especialmente útil para corretores imobiliários. Afinal, você frequentemente não está no seu escritório, não é mesmo? O sistema vai manter você informado e possibilitar que você fale com seus clientes em potencial de qualquer lugar.

Engajamento de clientes atuais ou em potencial

Você também pode usar automações para engajar clientes atuais ou em potencial. Uma das muitas possibilidades é criar automações com base no comportamento do usuário.

Por exemplo, você pode acompanhar o comportamento de um lead através de:

  • Emails e campanhas que ele abriu;
  • Páginas do seu site que ele visitou;
  • Cliques em links de campanhas.

Na ActiveCampaign, você pode criar regras e ativadores personalizados para esses fins. Esses indicadores de interesse são apenas alguns dos muitos comportamentos que você pode usar para aprender mais sobre seus contatos.

Você pode, com base nesse acompanhamento, oferecer conteúdo relevante e personalizado de maneira automática para seus leads.

Isso ajuda a construir um relacionamento, educar o lead, estabelecer confiança e mostrar-se um especialista no seu nicho.

Que tal um exemplo para ilustrar esse conceito? Imagine que um de seus contatos está sempre olhando casas com um quintal amplo no seu site. Você pode, então, assumir que essa é uma característica essencial para ele.

Com isso em mente, é possível enviar conteúdo que realmente interesse ao lead. Você pode até mesmo adicionar uma tag “quintal” ao contato, indicando sua preferência.

Fechando negócios com mais eficiência

Esse deve ser seu objetivo principal: fazer com que leads se tornem clientes. Para isso, a chave é a nutrição de leads.

Esse é um dos processos mais importantes para quem quer otimizar de verdade as vendas. Isso porque a nutrição de leads constrói a confiança necessária para que o contato decida gastar seu dinheiro.

Uma campanha de nutrição de leads normalmente envolve de três a cinco emails, que podem ser enviados de maneira automática.

O objetivo dessas comunicações é educar os clientes em potencial sobre o mercado imobiliário.

O foco deve ser como você, em específico, pode ajudá-los mais que outros corretores.

Por exemplo, o seu nicho está alinhado com o que o lead está procurando? Você se especialista na área onde ele quer morar?

A campanha de nutrição deve levantar esses tópicos, para que seus clientes em potencial determinem se fechar negócio seria beneficial para ambas as partes.

Conquistando reviews e indicações

Finalmente, quando o negócio for concluído, é importante pedir que os clientes satisfeitos façam indicações ou escrevam reviews.

Esse é o melhor tipo de marketing que você pode conseguir, especialmente na área imobiliária, que exige uma relação de confiança entre cliente e corretor.

Criar um programa de indicações, por exemplo, ajudará você a fechar muito mais negócios. Esse é o famoso marketing de boca a boca.

Além do valor das indicações, você não deve esquecer que reviews também são fundamentais. Elas ajudam a construir uma reputação para você como corretor de imóveis.

Você sabia que, segundo a Search Engine Land, 84% das pessoas confiam em reviews online tanto quanto em recomendações pessoais?

Além disso, atualmente, a grande maioria das pessoas realiza uma busca online sobre empresas e profissionais antes de fechar negócio.

Ou seja, programas de indicações e estratégias para construir uma reputação online caminham de mãos dadas.

Então, imagine que você recentemente fechou negócio com um cliente. Você pode enviar um email automático pedindo que eles avaliem a experiência que tiveram com você.

Se eles derem uma nota 9 ou 10, você pode enviar outra mensagem automática pedindo que ele escreva uma review no Yelp, Google reviews ou outra ferramenta semelhante.

Da mesma forma, você pode criar um alerta personalizado para o caso do cliente avaliar o serviço com notas baixas. Assim, você sabe que deve falar com o cliente e tentar retificar a situação.

Como Automatizar Ações de Marketing Digital no Mercado Imobiliário — Exemplos

automação de marketing para corretores de imoveis na prática
Veja exemplos práticos da automação de marketing no mercado imobiliário.

O melhor jeito de absorver de verdade um conceito é através de exemplos. Por isso, separamos algumas ideias de automação de marketing para corretores de imóveis que você pode começar a utilizar hoje mesmo.

Veja só:

1. Email marketing

O email marketing é, hoje, um dos pilares do marketing de conteúdo. Através de comunicações segmentadas e automatizadas, é possível nutrir leads, melhorar o relacionamento com o cliente e a qualidade do atendimento.

Muito se engana quem pensa que o email marketing é usado só para fazer propaganda.

Claro, os emails promocionais têm seu lugar na sua estratégia de marketing para corretor de imóveis. Mas confira algumas outras maneiras de usar esse recurso:

  • Lembretes sobre compromissos dos clientes com a empresa, como reuniões ou visitas ao imóvel;
  • Informação sobre documentação necessária;
  • Mensagens de aniversário, Natal e outras ocasiões;
  • Newsletter com as últimas novidades do mercado ou da sua área de especialidade (como a inauguração de um novo local de entretenimento na