automacao de marketing

A automação de marketing, quando feita corretamente, pode apresentar inúmeros benefícios para negócios de todos os tamanhos.
A automação de marketing não é apenas o nome dado para qualquer ação automática. E, muito menos, se refere apenas ao envio de emails para leads ou clientes.
Essa estratégia pode envolver diversas tarefas e é um dos passos essenciais para melhorar o atendimento ao cliente e aproveitar todo o potencial das suas campanhas de marketing.
Usando a automação de marketing, você pode atender e analisar muito mais de um cliente por vez, por exemplo.
Imagine todas as pessoas que visitam o seu ecommerce todos os dias. E se houvesse uma maneira simples de analisar os interesses que eles demonstram e personalizar as comunicações futuras de acordo ao mesmo tempo?
Com automação de marketing, é possível! E esse é apenas um exemplo.
A automação de marketing chegou para transformar os seus resultados e simplificar os processos de comunicação com o lead. Pronto para colocar isso em ação?
A seguir, você confere:

    • O que é automação de marketing?

 

    • X benefícios da automação de marketing

 

    • Como funcionam as ferramentas de automação de marketing

 

    • Por que usar uma plataforma de automação de marketing?

 

    • As x melhores estratégias de automação de marketing

 

    • Saiba escolher a melhor ferramenta de automação de marketing

 

  • Conclusão

O Que é Automação de Marketing?

automacao de marketing o que e

Entenda mais sobre a automação de marketing

É comum confundir este conceito com o email marketing ou reduzir ambos à mesma definição. Mas, na verdade, o que significa automação de marketing?
Automatizar e unificar todos os processos de marketing do seu negócio é um dos principais objetivos da automação de marketing.
Muito além dos emails automáticos, a automação aposta na tecnologia para tomar conta dos processos repetitivos, porém essenciais, que fazem parte da trajetória do usuário até a compra.
Pense nesta técnica como um piloto automático inteligente: é capaz de seguir diferentes trajetórias que você programou anteriormente, sem necessitar da sua atenção constante para funcionar.

6 Benefícios da Automação de Marketing

Nós reunimos 6 dos principais benefícios da automação de marketing para ilustrar como esta técnica pode transformar seu negócio!

1. Geração e nutrição de leads

Captar leads e conquistá-los para participar do processo de compra é a base do marketing online, mas pode ser uma tarefa trabalhosa.
Com a automação de marketing, o processo se torna automatizado e é possível atender um maior número de usuários de forma personalizada. Por exemplo, é possível segmentar os disparos de acordo com as ações do lead ou configurações selecionadas por você.

2. Mais engajamento

A automação torna a comunicação com o usuário muito mais fácil. Transformar os leads em compras e ainda acompanhar os atuais clientes para fazer melhorias no seu negócio se torna simples!

3. Você economiza tempo

O que antes era uma tarefa que exigia horas e horas passa a ser feita em questão de segundos com a ajuda da automação.
O seu trabalho se torna apenas analisar e fazer melhorias.
Se você quer ter uma ideia melhor sobre todos os processos que podem ser automatizados, clique aqui e tente nosso teste gratuito!

automacao de marketing exemplo activecampaign

Plataforma de automatização de marketing da ActiveCampaign

4. Mais oportunidades de vendas

Nem sempre o lead se transforma em uma compra imediatamente, mas isso não significa que ele não vá se interessar no seu projeto daqui alguns meses.
Com a automação de marketing, é possível continuar acompanhando e nutrindo o lead. Isso aumenta suas oportunidades de conversão, mantendo sua marca em evidência.

5. Redução do ciclo de vendas

Com a automação de marketing, fica mais fácil acompanhar e nutrir o seu contato com os clientes em potencial.
Sendo assim, os processos futuros se tornam cada vez mais objetivos e simples, tanto para você quanto para o usuário.

6. Redução do custo de aquisição de clientes

Todos os processos de marketing online que levavam horas para serem concluídos por vários funcionários se tornam automáticos e levam apenas segundos para serem feitos.
Ou seja, se gastam menos tempo e dinheiro para alcançar um número ainda maior de usuários.

Como Funcionam as Ferramentas de Automação de Marketing

automacao de marketing como funciona

Como as ferramentas de automação de marketing podem ajudar sua empresa?

Agora, você já sabe a importância de contar com uma ferramenta de automação de marketing na sua empresa. Mas como elas funcionam?
Bem, imagine que, para oferecer o melhor atendimento possível para seus clientes, você precisa lidar com eles de maneira personalizada. No entanto, mesmo em pequenas empresas, pode ser muito difícil acompanhar todos os fatores envolvidos de perto.
Uma ferramenta de automação de marketing vai ajudar neste processo. Ela consegue isso coletando, armazenando e cruzando todas as informações importantes sobre cada cliente ou lead.
Então, a ferramenta de automação de marketing aplicará as regras e processos configurados por você, de modo a realizar a comunicação com o consumidor da maneira mais personalizada possível.
Uma boa ferramenta de automação de marketing, além de eficiente na coleta e análise dos dados mais importantes, também oferece todas as opções de personalização que sua empresa precisa.
A ActiveCampaign oferece uma ferramenta completa para cuidar do processo de automação marketing da sua empresa. Faça um teste grátis hoje!

Ferramenta de automação e de Email Marketing são a mesma coisa?

O email marketing é uma parte da automação de marketing. Ou seja, uma estratégia completa de automação irá envolver o disparo de emails.
A diferença é que uma ferramenta de email marketing faz mais do que programar envios.
Ao aplicar essa estratégia, é possível criar regras de segmentação de acordo com as ações dos seus contatos. Isso faz com que seja mais fácil entregar o conteúdo que seus clientes ou leads procuram, no momento certo.
Além de disparar emails, a automação envolve analisar e captar dados da experiência completa do usuário, desde a chegada ao site até o fim do funil de compra e a gestão de redes sociais.

Por Que Usar uma Plataforma de Automação de Marketing?

automacao de marketing por que usar

Uma plataforma de automação de marketing completa como a da ActiveCampaign potencializa seus resultados.

Um dos principais intuitos da automação de marketing, como já mencionamos, é unificar os processos online.
Sendo assim, apostar em uma única ferramenta para ter uma visão geral do seu negócio é essencial!
Quanto mais completo e amplo é o relatório que a ferramenta te oferece, mais fácil se torna identificar as mudanças que precisam ser realizadas na comunicação com o usuário.
Além disso, é possível cruzar dados de diferentes áreas e conseguir resultados ainda mais específicos sobre os seus processos de marketing online.

As 9 Melhores Estratégias de Automação de Marketing

Agora você sabe o que é a automação de marketing e já tem uma ideia de como implementá-la no seu negócio.
No entanto, esse processo pode ser desafiador. Então, chegou a hora de traçar sua estratégia!
A automação engloba uma série de técnicas que fazem toda a diferença na análise e no desempenho dos processos de marketing do seu projeto.

1. Email marketing

A automação das estratégias de email marketing pode oferecer inúmeros benefícios para empresas de todos os tamanhos.
Por exemplo, a partir do momento em que o usuário se inscreve na sua newsletter, significa que ele demonstra interesse pelo seu projeto. Uma série de emails pode ser enviada com intervalos pequenos para nutrir a curiosidade e transformá-la em necessidade.
E existem muitos outros tipos de email marketing que você pode aplicar com a automação. Se ficou interessado, leia mais sobre o assunto no nosso guia completo.

2. Criação de formulários

Captar o máximo de informações sobre seus usuários é fundamental para traçar estratégias de como atendê-lo da melhor forma.
Com a automação de marketing, é possível inserir formulários em diferentes estágios da compra para obter dados cada vez mais específicos sobre seu público.

3. Criação de Call to Action (CTA)

Os CTAs são chamadas que convidam o leitor a tomar uma ação e demonstrar o seu interesse no conteúdo apresentado.
Elas são inseridas no decorrer do texto para chamar a atenção do usuário e tornar a leitura mais dinâmica, já que a chamada geralmente é destacada com um botão ou uma formatação mais chamativa.

4. Configurar fluxos de nutrição

Parte da estratégia de email marketing, os fluxos de nutrição têm o objetivo de construir um relacionamento mais próximo com o consumidor.
Um bom fluxo de nutrição é capaz de tornar as compras futuras mais objetivas e captar os dados de usuário mais relevantes para você.
Com a automatização do fluxo de nutrição, você pode programar uma sequência de emails para conquistar o lead, enviar conteúdos relacionados ao que ele se interessou e até enviar lembretes importantes.

5. Segmentação da sua base

Um dos principais pilares do marketing de conteúdo é a comunicação relevante. Para garantir que tudo que você envia aos seus contatos seja realmente interessante para eles, a melhor estratégia é a segmentação da lista.
Segmentar significa dividir sua lista de contatos em grupos menores, com base no perfil, nos interesses ou até mesmo no estágio do funil de vendas de cada lead.
Isso pode parecer super complexo, mas pode ser automatizado com facilidade se você está usando a ferramenta certa.
Na ActiveCampaign, por exemplo, você pode criar um conjunto de regras e tags, de modo a dividir seus contatos em grupos de forma simples e automática.
Por exemplo:

    • Criar uma tag para “interessados nos serviços”, que é aplicada a contatos que visitam a página de preços no se